Como gerar QR Code para recebimentos com valor fixo para o pagador

pix e celular

O Pix foi lançado há pouco tempo e já conquistou grande parte dos brasileiros. Claro que as empresas não ficariam de fora.

Todos, no entanto, ainda estão tentando entender como funcionam as transações com esta nova modalidade de transferência bancária e como se adaptar a ela.

Mas o pagamento por Pix é muito simples de entender. Basicamente, ele pode ser feito pelo Pix QR Code ou pela chave Pix.

Neste post iremos mostrar como gerar um QR Code para os recebimentos com valor fixo para o pagador. Leia e compartilhe este conteúdo!

Origem e funcionamento do QR Code

O QR Code, também conhecido como código QR, é uma abreviação do inglês Quick Response Code. Fazendo uma comparação, ele é um tipo de código de barras, mas com outro formato. Ao invés daquelas linhas verticais, você tem uma imagem.

Ele é uma imagem em 2D, que é produzido para ser lido por câmeras de celulares. O QR Code nasceu em 1994. Ele foi criado por uma empresa automotiva no Japão. Era utilizado para identificar as peças dos veículos em fábricas.

Com o tempo, ele foi ganhando outros usos mais avançados. O QR Code consegue armazenar uma enorme quantidade de informações em seu pequeno tamanho. Eles podem ser utilizados, por exemplo, para levar usuários a páginas na internet, para transmitir dados e até mesmo para a recente tecnologia de pagamentos por celular.

Antes do Pix utilizá-lo, o QR Code já era adotado em um sistema de pagamentos parecido: o PicPay. No entanto, enquanto o PicPay é apenas um intermediador, o Pix foi criado para que as transações ocorram de maneira direta entre usuários.

Um outro ponto importante a ser mencionado sobre o QR Code é que ele se tornou popular, pois sua veiculação ocorre de maneira fácil e variada. Pode ser em qualquer meio, de redes sociais a papéis, sites ou placas.

Como gerar o QR Code?

É possível gerar os QR Codes via sites, como o Gerarpix. Além disso, ele pode ser gerado em aplicativos e sites de instituições financeiras autorizadas. Eles podem ser operados de maneira segura no sistema do Banco Central, que é criptografado.

No caso do Gerarpix, é preciso preencher alguns dados como:

· A chave Pix;

· O nome do beneficiário;

· A cidade do beneficiário ou onde ocorre a transação;

· O valor para a transferência (que pode ser opcional); e

· Um texto opcional de referência para transferência de até 20 letras.

Depois disso, é só apertar o botão “gerar" e aguardar a geração do QR Code.

No caso dos aplicativos e sites do sistema bancário, é preciso que se tenha uma conta empresarial cadastrada no Pix. Também é possível gerar o QR Code através das principais plataformas de pagamento dentro do Pix.

Após a leitura de um código desses, o pagador será encaminhado para a página de pagamentos do seu aplicativo cadastrado no Pix. Assim, ele poderá fazer a transação.

Tipos de Pix QR Code

Existem dois tipos de QR Code: o dinâmico e o estático. Veremos, a seguir, as diferenças entre eles:

1. QR Code Dinâmico:

Os QR Codes Dinâmicos do Pix, de maneira geral, podem ser gerados a cada venda com diversos dados para o comprador. Seguem abaixo alguns exemplos de informações que podem ser configurados:

· Dados do pagador e do recebedor;

· Valor original da cobrança;

· Tempo de expiração do código QR;

· Multa/juros aplicáveis;

· Data de vencimento;

· Descontos; e

· Valor final.

O QR Code Dinâmico do Pix nada mais é do que um código para venda que tem mais detalhes e informações para o consumidor.

2. QR Code Estático:

É uma imagem que contém as informações bancárias do recebedor do pagamento. Também é possível que as pessoas físicas o utilizem, não apenas as empresas.

O Pix QR Code Estático serve como uma substituição da Chave Pix. Ele possui uma quantidade inferior de informações na comparação com o QR dinâmico. Os dados que o QR Code Estático pode ter são:

· Campo opcional para livre preenchimento;

· Chave de endereçamento, ou seja, a conta do recebedor;

· Identificação opcional da cobrança; e

· Valor opcional da transação. Isto é opcional, pois o pagador poderá inserir o valor na hora da transação.

O QR Code Estático é basicamente a identificação de uma conta bancária. Por isso, como não tem definição de valor, após ser gerado, ele pode ser usado permanentemente por estabelecimentos e pessoas para diversas transações. Sendo assim, ele pode ser impresso e usado como opção de pagamento.

Todos os aplicativos das instituições financeiras que são autorizadas pelo Pix devem ler o QR Code Estático. Sendo assim, ele acaba sendo mais popular que o QR Code Dinâmico.

Com tudo isso, cada estabelecimento comercial entenderá e escolherá qual tipo de QR Code é melhor para a rotina de pagamentos ou vendas e para o seu público.

Como citado anteriormente, existem outros meios de pagamentos que utilizam QR Code, além do Pix, como o PicPay, por exemplo. O Banco Central adotou um padrão que permite o armazenamento de vários arranjos de pagamento em apenas um só código.

Isso significa que o mesmo QR Code usado no Pix poderá também ser lido em outros aplicativos de pagamento que façam parte do sistema Pix. Só é preciso que o usuário escolha qual deles vai usar, após escanear o QR Code. Assim, o dispositivo usará as informações do arranjo escolhido pelo usuário.

Gostou do post? Quer gerar um QR Code pix para a sua transferência ou pagamento? Acesse nosso site e gere seu código com rapidez.