Cuidados ao usar PIX como forma de pagamento

pix e celular

O Pix é um novo sistema de pagamentos que tem como principal objetivo facilitar e descomplicar as transações financeiras. Porém, ao utilizar essa ferramenta é necessário tomar alguns cuidados para garantir segurança durante o processo. A seguir, confira as dicas que separamos para te ajudar.

Verifique o cadastro e a confirmação dos dados

O primeiro passo para evitar qualquer problema é conferir se o site em que você está preenchendo seus dados é oficial. Por isso, realize o cadastro sempre em aplicativos e sistemas seguros, de preferência por meio de bancos que você já está acostumado a usar.

É importante lembrar que uma mesma chave não pode ser utilizada em bancos diferentes. Ou seja, para cada banco que você for utilizar o Pix, precisará cadastrar uma nova chave. Além disso, o Pix também permite realizar a portabilidade de chaves entre contas.

Outro cuidado importante é em relação às informações que você preenche. Como esse sistema realiza a transferência de forma instantânea, é necessário conferir se a chave e os dados do destinatário estão corretos, a fim de evitar equívocos. Nessa hora, a atenção é fundamental.

Fique atento às taxas e dados fornecidos

Para evitar que sejam feitas cobranças indevidas, é necessário estar sempre atento aos valores que aparecem no final de cada transação. O Pix é gratuito para pessoas físicas, possuindo o limite de 30 utilizações por mês.

Outra questão que deve ser observada são os dados utilizados como chaves do Pix. Por exemplo, se você usar seu CPF, e-mail ou telefone precisará fornecer essas informações a pessoas desconhecidas, ficando mais sujeito a problemas.

Para isso, a ferramenta permite que sejam gerados códigos aleatórios para as transações. Então, caso precise fornecer chaves para desconhecidos, essa é uma ótima solução para se proteger e tornar o processo mais seguro.

Aposte na segurança sempre

Seja qual for o procedimento que você pretende realizar por meio do Pix, é necessário estar conectado ao usuário e senha da instituição financeira em que você está cadastrado. Não apenas para os pagamentos, mas também para o cadastro de chaves, todas as ações são realizadas após o acesso à plataforma.

Por isso, cuide se a página ou aplicativo na qual você vai realizar o pagamento é confiável. Se não tiver certeza, não forneça seus dados para não correr riscos de fraude. Inclusive, para aumentar a segurança é recomendado incluir a biometria para acessar o aplicativo da sua conta bancária.

Para realizar os pagamentos pelo Pix, não é necessário ter em mãos cartões de crédito ou de débito. A única coisa que você precisa é ter sua chave cadastrada, assim como a da pessoa que receberá a transferência. Caso sejam solicitados dados do cartão ou senhas, há uma grande chance de se tratar de fraude.

Além disso, o Pix também possibilita pagamentos por meio de QR Code. Porém, é fundamental conferir os dados antes de realizar a transação, assim como se certificar que o estabelecimento ou pessoa para qual o dinheiro será encaminhado é, de fato, confiável.