Dicas para gerenciar seus pagamentos no Pix

pix e celular

O Pix chegou para revolucionar a forma como transferimos e pagamos os mais diversos valores. Assim, é possível tornar tudo mais prático por meio desse método. Ao gerenciar seus pagamentos no Pix, traz-se uma série de benefícios, seja você uma pessoa física ou jurídica.

Afinal, além do controle sobre suas finanças (algo indispensável no mundo moderno), também é possível até mesmo obter descontos. Isso porque, em determinados casos, tarifas de cartões (principalmente o de crédito), não são cobradas quando você adquire um produto e/ou serviço.

Pensando nisso, trazemos 5 dicas para gerenciar seus pagamentos no Pix de forma rápida, prática e eficiente.

Acompanhe.

1. Categorize quem recebe pelo Pix

O primeiro passo de um bom gerenciamento é definir quem recebe os pagamentos pelo Pix. Isso porque há uma série de empresas que ainda não adotam esse método, principalmente de serviços públicos, como água e luz.

Ao ter uma categoria de opções de pagamento por meio

do Pix, fica mais fácil estimar qual será o valor total gasto por esse método, ajudando a controlar os prazos e facilitando a vida devido a praticidade dessa modalidade.

2. Gere QRCode Pix

Aqui vamos entrar na parte de recebimento de pagamentos. Seja para si próprio ou buscando implementar na sua empresa, há sempre a opção de chaves. Mas, para facilitar o processo de quem irá pagar, gerar QRCode Pix é o melhor método.

Além de passar credibilidade, também contribui para que problemas como preenchimento incorreto de uma chave, ou mesmo a divulgação do CPF, tragam contratempos no seu negócio.

3. Possua apps de finanças

Esqueça a planilha do Excel! Atualmente, há uma série de aplicativos e programas que fazem o gerenciamento dos seus pagamentos - incluindo os que realiza no Pix. Dessa forma, toda a gestão financeira fica centralizada com outros dados consolidados.

Em resumo: tudo que você movimentou no Pix para pagar (ou receber) estará discriminado junto aos outros métodos, como o gasto com o cartão de crédito, por exemplo.

4. Salve as chaves. Sempre

Os aplicativos de bancos e instituições financeiras permitem que você salve as chaves para quem realizou o pagamento. E, sempre deixe elas salvas, criando categorias como despesas fixas ou sazonais, por exemplo.

Isso te faz economizar tempo e, ainda, não perde prazos. Além disso, nunca se sabe quando será necessário realizar o processo novamente.

5. Fique atento as novidades

O Banco Central do Brasil (BCB), aponta que irá lançar uma série de novidades pelo Pix apenas em 2021, como a inclusão de conta salário (ideal para pagamentos de funcionários); saque, feito em estabelecimentos cadastrados; e integrar os contatos do smartphone com os dos Pix, o que ajuda a gerir ainda mais os pagamentos.

Ou seja: com essas novidades é possível identificar ainda mais oportunidades ao longo da aplicação desse método financeiro.