As diferenças entre QR Code Estático e Qr Code dinâmico no Pix

celular lendo qrcode

Com o PIX, o novo meio de se realizar transações entre bancos, regulado pelo Banco Central, sem taxas adicionais e com uma demora de apenas 10 segundos até o dinheiro cair na conta de destino, surgiu a possibilidade de pagamentos por QR Code.

Com isso, começou-se a falar de dois tipos de QR Code - o dinâmico e o estático - e é exatamente sobre as suas diferenças que iremos falar, tirando as suas dúvidas e mostrando qual das opções é a mais indicada para você.

Também é possível realizar transferências usando uma das chaves PIX do destinatário, podendo ser até três opções: e-mail, CPF ou número de celular.

A escolha de qual deles será usado vai depender da necessidade e interesse de cada usuário, já que cada dessas opções podem estar cadastradas em uma conta diferente.

O que é e por que usar um QR Code?

Antes de tudo, vou te passar o significado dessa sigla, que será cada vez mais comum no nosso dia a dia.

Ela vem do inglês, Quick Response Code (Código de resposta rápida, em tradução livre), e é um código de barras bidimensional, ou seja, possui informações e dados na vertical e na horizontal.

Para gerar um, é preciso ter pelo menos uma conta em um banco de sua preferência.

Por estar cada vez mais popular nos dias de hoje, utilizar um QR Code para efetuar pagamentos é uma maneira eficiente de evitar fraudes, sendo necessário ter acesso à internet e direcionar a câmera do smartphone para o QR Code. Entretanto, alguns modelos de celular mais antigos ainda precisam que um leitor desse código seja baixado.

Constituído de vários pixels pretos, cada módulo dentro dele representa uma função, podendo ser lido em diversas formas: digital, em outro aparelho e até impresso.

Com essa facilidade, podem levar o usuário até uma página de promoção e sites de lojas, por exemplo.

QR Code Dinâmico

Vamos começar explicando como o QR Code dinâmico funciona: é um sistema que se assemelha muito à função que um boleto tem atualmente.

Esse estilo é destinado à realização de apenas uma transação, ou seja, pode ser utilizado apenas uma vez. Se quiser ou precisar realizar outra cobrança, terá que gerar outro. Por ter essa característica, a tendência é de que o QR Code Dinâmico seja mais usado em transações únicas, como, por exemplo, em compras online.

QR Code Estático

Diferente do anterior, o QR Code Estático pode ser usado para mais de uma transação, tendo a função similar a de uma etiqueta de produtos. Pode, inclusive, estar impresso no ponto de venda físico, site ou aplicativo. Por isso, é o ideal para quem atua no varejo e com prestação de serviço, por exemplo.

Essas duas maneiras de se criar e ler faz do QR Code uma das maneiras mais rápidas e seguras, evitando possíveis tentativas de fraude e até pagamentos duplicados, além de evitar vários tipos de transtornos e dores de cabeça no futuro.

Gere um QR Code conosco aqui mesmo, não perca essa oportunidade.