Entenda como funciona a geração de Qr Code para Pix

imagem com celular e qrcode em composicao

Você provavelmente já ouviu falar sobre o Pix, a mais nova forma de fazer pagamentos que tem gerado muita curiosidade na população. Isso porque ele trouxe benefícios surpreendentes em comparação aos métodos de pagamentos normalmente oferecidos pelos bancos, principalmente os mais tradicionais.

Um dos diferenciais que mais tem gerado comentários é a geração de QR Code para Pix, recurso que vai possibilitar pagamentos imediatos e futuros de forma super rápida.

Quer entender melhor? Confira o post explicando tudo sobre a novidade e como vai funcionar a geração de QR Code para Pix!

O que é esse tal de Pix?

Criado pelo Banco Central (BC), o Pix nada mais é que um método de pagamentos instantâneos. Disponível desde 16 de novembro de 2020, tem como principais benefícios:

  • Transfere recursos entre contas em segundos;
  • Funciona a qualquer hora do dia, todos os dias (inclusive feriados);
  • Pode ser feito por conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga;
  • É gratuito e ilimitado para pessoas físicas, MEIs e Empresários Individuais. Nos demais casos, tem baixo custo;
  • Não tem limites mínimos ou máximos de valor para transferência;
  • É tão seguro quanto os meios de pagamento tradicionais, como TED e DOC, pois conta com as mesmas medidas de segurança, como criptografia na Rede do Sistema Financeiro Nacional, motores antifraude, além de mecanismos de segurança desenvolvidos exclusivamente para o Pix.

Como são feitas essas transferências?

Como vimos, a maior vantagem do Pix é a praticidade nos pagamentos. Isso porque, em vez de pedir os dados bancários do recebedor (como agência, número da conta, CPF etc.), só é necessária uma chave Pix, que funciona como “apelidos" para a conta.

Essa chave Pix pode ser o CPF, CNPJ, número de telefone ou e-mail previamente cadastrados no seu banco. Também é possível fazer a transferência de recursos por meio de chaves aleatórias, que são sequências alfanuméricas geradas aleatoriamente. Essa opção é ideal para os usuários que não queiram vincular seus dados pessoais à conta.

Há também outra maneira de fazer as transferências, que é o tema do post — a geração de QR Code para Pix. Ele estará disponível na função Pix Cobrança, permitindo, principalmente, que lojistas e prestadores de serviços emitam um QR Code instantaneamente, e o cliente faz o pagamento apenas apontando o celular para o código.

Este último é o QR Code Dinâmico, que faz pagamentos eventuais e específicos. Há também o QR Code Estático, que permite vários pagamentos de mesmo valor.

Também há a possibilidade de geração de QR para Pix com vencimento futuro, que funciona como um boleto. No código, podem ser incluídos taxas como juros, descontos e multas.

Como gerar QR Code para Pix?

Além da geração de QR Code para Pix nos aplicativos e Internet Banking das próprias instituições financeiras, também é possível gerar o código de modo super rápido e gratuito em sites específicos, como aqui! Faça um teste e gere o seu QR Code Pix e nos conte o que achou!

Continue ligado em nosso blog para estar sempre por dentro do universo das tecnologias financeiras!