Os passos necessários para gerar um QR Code no Pix

celular lendo qrcode

As chaves Pix inovaram a forma de realizarmos as transferências bancárias. As transações comerciais via QR Code são muito vantajosas para comerciantes, já que ao aderir ao Pix na sua empresa, você vai pagar taxas muito mais baixas do que em outros meios de pagamento, além disso, você não precisa se preocupar com maquininhas e boletos, e em fração de segundos os pagamentos já caem na sua conta. Apesar de também poderem ser usadas no comércio, espera-se que nas transações comerciais, a forma mais utilizada seja o QR Code (estático ou dinâmico). Siga com a gente para compreender o funcionamento do QR Code no Pix, a diferença entre os tipos tipos de QR Code e como usá-los:

Entenda como o QR Code funciona:

O QR Code é um código que tem o funcionamento parecido de um código de barras, mas com um formato diferente. Ele é gerado em formato de uma imagem em 2D, e a leitura do código pode ser feita por meio das câmeras de aparelhos celulares. Esse código é capaz de armazenar uma vasta quantidade de dados. Os QR Codes podem ter a finalidade de conduzir usuários a páginas na internet, assim como de transmitir dados e, principalmente, para realizar pagamentos via celular. Anteriormente ao funcionamento do QR Code no Pix, ele era usado em uma plataforma parecida, a do PicPay. Mas, a diferença é que o PicPay é um intermediador, enquanto que no Pix, o intuito é que as transações ocorram diretamente entre os usuários.

Como o QR Code pode ser disponibilizado?

Os QR Codes gerais, gerados pelo Pix, são disponibilizados dentro dos aplicativos de instituições financeiras autorizadas, e é operado com a segurança do sistema criptografado do Banco Central. A empresa cadastrada no Pix pode gerar os QR Codes pelas plataformas de pagamento mais conhecidas do mercado dentro da própria Pix. Com a leitura de um código, o pagador é direcionado para o local de pagamentos do seu aplicativo registrado no Pix e efetua a transação.

Para concluir, os QR Codes se classificam em dois tipos: o dinâmico e o estático. Vamos entender sobre as características e especificidades de cada um:

QR Code Dinâmico

De um modo geral, os códigos QR Dinâmicos poderão ser gerados, a cada venda, com muitas informações para o consumidor, e apresentarem em uma ‘’tacada’’ só: o valor integral da cobrança, os juros e multas, os descontos, a data de vencimento do pagamento, o valor final, o tempo de expiração do QR Code e até mesmo os dados do recebedor e do pagador. Sem sombra de dúvidas, esse código é o mais completo para vender com mais transparência possível para o cliente. Vale lembrar que o Manual do Banco Central não obriga aplicativos das instituições financeiras a ler os QR Codes dinâmicos. Então, pode ser que a empresa se depare com consumidores sem essa opção de pagamento. E como alternativa, caso o QR Code não possa ser capturado de forma adequada via imagem, o recebedor pode disponibilizar um link com os dados de pagamento. Dessa forma, o usuário, clica no link que o leva à página de pagamento da mesma maneira que pelo QR Code.

QR Code Estático

O QR Code estático é emitido somente uma vez e pode ser usado para várias transações. Ele pode ter um valor determinado ou pode ter o valor em aberto, para que o consumidor coloque o valor adequado após o código ser escaneado, da mesma forma que ocorrem nos pagamentos feitos em aplicativos de delivery. Essa modalidade é mais utilizada por microempreendedores individuais, pessoas físicas e pequenas empresas.

No dia a dia, cada empresa decide qual tipo de Qr Code combinará mais com seu tipo de negócio, o estático ou dinâmico. Para saber mais sobre esse assunto e muito mais sobre as soluções em formas de pagamento nas empresas, favorite a nossa página e não deixe de compartilhar o PIX com seus amigos! Clique aqui para gerar QR Code estático PIX!