PIX: entenda como funciona e os seus principais objetivos

mulher usando celular

Se você tem aplicativos bancários ou plataformas financeiras no seu dispositivo móvel, provavelmente já ouviu falar do PIX, não é verdade? Entretanto, por ser uma forma de pagamento nova, muita gente ainda não sabe verdadeiramente do que se trata.

Por isso, neste texto, aprenderemos sobre o PIX: como ele funciona e os seus principais objetivos. Então, continue acompanhando para ficar por dentro!

O que é o PIX?

Aprovado em 12 de agosto deste ano, o PIX é um sistema de pagamento instantâneo e gratuito que foi criado pelo Banco Central (BC), com o intuito de facilitar as transações Brasil afora.

Provavelmente, você já precisou fazer uma transferência urgente, mas, quando se deparou com a data, lembrou que teria um problemão, uma vez que era uma sexta-feira à noite e o dinheiro enviado por TED ou DOC só cairia na conta terceira na segunda-feira.

O PIX, portanto, chegou para que problemas como esse fossem resolvidos da maneira mais simples, segura e rápida possível. Imagine só não precisar mais informar agência, banco, conta, dígitos etc. para realizar uma transação financeira.

Não seria muito bom? Então, agora vamos ver como funciona o PIX e o que deve ser feito para começar a utilizá-lo. Continue acompanhando!

Como funciona o PIX?

Como o PIX foi criado para que funcione da maneira mais simples possível, não existem muitos segredos para conseguir colocá-lo em ação.

Você precisa cadastrar a sua chave PIX, que pode ser realizado em quaisquer serviços de banco, fintechs (como o Picpay ou o Mercado Pago, por exemplo) ou cooperativas de crédito, desde que você já seja cliente.

Dessa forma, as opções principais de chave PIX são: número de celular, e-mail, CPF ou CNPJ e, para cadastrar, é só você ir até ao menu PIX da plataforma que está utilizando e seguir as instruções para inserção dos dados e verificação da conta.

Lembre-se de que o cadastro deve ser realizado de acordo com a sua preferência e necessidade, isto é, não tente cadastrar uma chave em um meio que você não conseguirá acessar.

Lembrando que para pessoa física e até mesmo para MEI (Micro Empreendedor Individual) é totalmente grátis para realizar transações.

Ao cadastrar a sua chave em uma dessas opções, você poderá realizar transações bancárias em qualquer hora do dia (24 horas), e elas são concluídas dentro de alguns segundos. Vale lembrar que é possível ter no máximo 5 chaves PIX por usuário.

Para isso, você precisa estar registrado no PIX e a pessoa ou instituição para a qual você está enviando o dinheiro, também. Se o registro já foi realizado por ambos, basta que vocês troquem as informações que escolheram na hora do cadastro e realizem a transação pelo PIX da plataforma escolhida.

Além disso, com essa nova forma de pagamento, é possível pagar compras em qualquer comércio que também já esteja cadastrado no PIX. E o melhor é que é tudo digital, ou seja, grande praticidade, não acha?

Quando poderei utilizar o PIX?

Desde o começo do ano o PIX está sendo testado, mas entrou efetivamente para o uso em 16 de novembro em 2020. Portanto, você já pode aproveitar todas as vantagens do PIX. Está esperando o quê? Clique aqui para gerar QR Code estático PIX!