QRCode e Pix: A melhor opção para pagar ou receber

pix e celular

Muita gente não sabe, mas o Brasil é um dos países mais avançados quando o assunto é transação bancária. Formas de pagamento e transferências comuns para nós, como boletos, TEDs e DOCs são opções que simplesmente não existem em outros países, inclusive nos mais desenvolvidos.

E agora, temos outra opção para realizar nossas transações, com ainda mais praticidade e rapidez. O Pix foi criado para dar mais flexibilidade às transferências, especialmente entre instituições bancárias diferentes, e para facilitar pagamentos em geral. Para o usuário (ou seja, pra você!) é muito simples aderir à solução e simplificar a sua vida.

Se você ainda não entendeu bem como funciona o Pix e tem curiosidade para conhecer a função de escaneamento de código, continue com a gente na leitura deste artigo. A seguir você vai saber por que QR Code e Pix são a melhor opção para pagar ou receber!

Antes de tudo, entenda como usar o Pix

É normal que quando surge uma novidade, nós ficarmos um pouco receosos em usar nas primeiras vezes. Principalmente quando se trata de serviços bancários, afinal de contas, trata-se do nosso dinheiro e da segurança dele, não é mesmo? Por isso, vamos começar fazendo uma breve apresentação do sistema de Pix e QR Code.

O Pix é uma modalidade de pagamento gratuito, instantâneo e ilimitado criada pelo Banco Central. Para usar, basta que ambas as partes envolvidas na transação tenham cadastrado Chaves Pix em seus bancos. Após este processo, para fazer uma transação é só informar os dados de quem vai receber o dinheiro.

Por que o QR Code é a melhor opção para quem quer pagar ou receber

O QR Code do Pix é uma ferramenta incrível que auxilia principalmente lojistas e consumidores a realizarem suas transações com segurança e agilidade. Ele funciona de modo semelhante a um código de barras, como aquele presente no boleto, identificando o valor de uma transação e quem vai receber (o beneficiário).

Quem vai fazer o pagamento só precisa escanear o código no aplicativo do banco.

Qual a diferença entre QR Code do Pix e outras formas de pagamento?

Bem, até agora, o sistema de pagamento via QR Code do Pix parece muito semelhante a um boleto bancário, não é mesmo? Mas não podemos nos esquecer de que esta modalidade de pagamento via Pix oferece todas as vantagens deste formato de transação. Veja:

• Boleto bancário: tem custos para o emissor, leva até 3 dias úteis para ser compensado. Pix QR Code: instantâneo e sem custos;

• TED e DOC: disponíveis apenas de segunda a sexta, das 9h às 17h no caso do TED e com horário variável no caso do DOC, prazo para entrar na conta do beneficiário de 30 minutos a um dia útil, tem custo para o pagador. Pix QR Code: 24 horas por dia, 7 dias por semana, grátis e instantâneo.

Além disso, o QR Code pode ser Estático ou Dinâmico. Enquanto o Dinâmico é válido para apenas um pagamento, o Estático permite diversos pagamentos com o mesmo código. Ou seja, você emite um QR Code e cobra de várias pessoas. Ideal para venda de produtos ou cobrança de taxas.

E então, está pronto para dar o próximo passo e começar a usar o QR Code do Pix nas suas transações? Gere seu QR Code aqui!