Por quanto tempo fica válido um QR Code gerado

pix e celular

Hoje, uma grande parte das pessoas já utiliza QR code para otimizar uma série de operações em seu dia a dia, por exemplo, realizar e receber pagamentos, fazer transferência por Pix, passar o perfil do Instagram (na plataforma é possível fazer um código para otimizar esse processo), entre outros.

Para quem ainda tem dúvida a esse respeito, saiba que QR code é um código de barra bidimensional, que pode ser escaneado usando a maioria dos celulares equipados com câmeras ou um programa específico que seja capaz de fazer a leitura.

Nesse contexto, uma dúvida muito comum entre as pessoas e empresas que fazem uso desse recurso é quanto tempo fica válido um QR code. É também a sua? Então, continue a leitura.

QR code é um indicador de registro (redirecionamento)

Antes de tudo, cabe destacar que o QR code é, acima de qualquer coisa, um indicador de registro ou de uma operação. Por exemplo, é possível utilizar um QR code para levar um consumidor a um determinado link de uma empresa, que apresente seus produtos ou serviços.

Com isso, queremos dizer que um QR code é nada mais que um código que direciona uma pessoa para determinada página ou operação, otimizando assim sua vida. Hoje, o QR code é utilizado para otimizar as mais diversas operações do dia a dia, como para acessar cardápios nos restaurantes, realizar o pagamento de produtos ou serviços etc.

Atualmente, os bancos também têm utilizado o QR code para facilitar o processo de transferência de recursos por meio do Pix. Uma forma mais ágil e em conta de realizar a transferência e recebimento de recursos financeiros entre pessoas, entre empresas e entre estas e aquelas.

Mas, e então, por quanto tempo fica válido um QR Code gerado?

Por se tratar de um código de barra que não depende de nada externo para ser gerado, podemos dizer que um QR code pode ser lido a qualquer momento, não tendo assim um prazo de validade. Por exemplo, um QR code gerado há anos pode ser lido, desde que o mesmo não tenha sido deletado ou eliminado por quem o criou por algum motivo.

Todavia, o que foi armazenado no QR code pode ter um prazo de validade ou uma data programada para não mais funcionar. Por exemplo, uma promoção criada para ser finalizada em uma data X. Nesse caso, o QR code não deixará de cumprir sua missão, que é levar as pessoas até a promoção. No entanto, se a promoção foi finalizada, o link armazenado poderá dar erro, pois ela não existe mais. O mesmo vale para qualquer outra coisa armazenada no QR code, por exemplo, um comando de transferência ou recebimento de recursos, digamos.

Como podemos visualizar, o QR code não conta, necessariamente, com um prazo de validade. Todavia, ele pode ser criado para ter uma data de validade. Tudo vai depender do programador. Além disso, nem sempre aquilo que foi arquivado no QR pode funcionar (uma vez que pode contar com prazo de validade).

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